segunda-feira, 11 de junho de 2012

Fwd: Idéia de burca cristã





Mensagem original
De: jose carlos lima < jose.carlos.lima@hotmail.com >
Para: edson_barrus@ig.com.br
Assunto: Idéia de burca cristã
Enviada: 03/12/2005 00:59

Este e-mail está sendo remetido ao artista Edson Barrus com cópia oculta
para você
Caro Edson,
Finalmente decidi
Vou participar sim do evento artístico Açúcar Invertido, no Rio de Janeiro
Vide anexo o bilhete aéreo
Não sei ainda como transcorrerá minha particip=ação
Sei apenas que tenho um tempo a ser utilizado para minha performance "Idéia
de burca critã"
Como fui informado por você, as ações ocorrerão de 12 a 17 de dezembro
Como a lei que rege minha relação de trabalho não me permite ausentar-me
para participar de atividade cultural, não posso ir no meio de semana
só posso participar no sábado

Eu poderia ser liberado sim, caso eu quisesse ir para algum torneio de
futebol ou outro esporte qualquer
Para atividade esportiva sim, para ação cultural não
Estes nosso legisladores são o máximo
Tudo bem, fazer o que?
Por isso a minha atitude de ir no sábado, apresentar a obra e voltar logo em
seguida tem a ver com as dificuldade com as quais se deparam aqueles que
pretendem seguir outro caminho
a minha ação de estar saindo daqui no sábado para apresentar no Rio de
Janeiro e voltar logo em seguida, tem a ver com isso
A minha performance começa agora, inclusive neste momento preparatório
Começa aqui em Goiânia
A obra já está transcorrendo
Ela não começa na Candelária
Já está acontecendo
o fato de decidir tirar a passagem
E de enviar cópia do bilhete aéreo contendo horário de ida e volta já faz
parte da obra
Vou no dia em que a lei me permite ir, ou seja, no sábado
Apresento a obra no aeroporto Santos Dumont ou, se possível, na Candelária
E volto logo em seguida
Tirei a passagem
Resolvi que vou e pronto
Vou no pouco tempo que existe
Vou, apresento a obra no Aeroporto e volto
Vou chegar no Aeroporto Santos Dumont às 9:35 horas, isto se o avião não
atrasar
Vou sair de Goiânia no dia 17, sábado às 06:45 e chegarei ao Rio de
Janeiro/Aeroporto Santos Dumont às 09:35
Neste horário começa a minha performance
Ela começa ali mesmo, no interior do Aeroporto e continua pelas ruas do Rio
de Janeiro, no interior de um ônibus ou táxi. Continua na Igreja da
Candelária durante a missa. A ação continua no retorno ao Aeroporto para
encerrar nem sei quando nem onde, talvez aqui em Goiânia, no interior do
avião.
Será quem me permitem entrar no avião de volta para goiânia vestido de
"burca cristã?"
digamos que a minha performance tenha início às 9:35 e se encerre às 13
horas. Neste caso terá durado 3 horas
3 horas são mais do que suficiente. Se o avião atrasar, digamos que eu tenha
apenas 2 horas. Nenhum problema. 1 hora também é suficiente, bem como apenas
15 minutos
Trata-se de uma apresentação, noutro espaço=tempo, de uma situação vivida na
década de 80, quando incorporei um personagem que saia às ruas envolto num
manto verde e com o rosto oculto por um pavilhão ( peça sacra, usado para
cobrir o cálice durante a missa)
Hoje é que fiquei sabendo que a peça se chama pavilhão
Fui à catedral para pesquisar a respeito do pavilhão
Entrei na sacristia
Um padre não soube me informar
Um outro que estava se paramentando para a missa disse que o nome era
pavilhão
Achei o nome estranho
Eu vestido de pavilhão?
Sei lá, estou empolgado
Quero participar do Açúcar Invertido sim
Hoje à tarde, dei uma fugidinha do trabalho e corri para uma agência de
viagens
Só havia uma passagem
Não tive dúvida
Era a minha
Lembrei do oráculo virtual que, ao perguntar se eu deveria ou não atender
ao convite de Edson Barrus, a resposta foi, a através da carta Julgamento (
Juízo Final), que eu deveria ir sim
Hoje liguei para o psiquiatra pra marcar uma consulta com o Dr. Salomão
A consulta é 200 reais, o mesmo preço da passagem para o Rio de Janeiro
Entre consultar com o psiquiatra e apresentar "Idéia de burca cristã",
preferi a 2ª. opção
e tirei a passagem.
Os espectadores deverão aguardar a chegada de Idéia na porta da Igreja da
Candelária
Através da sua obra, Idéia estará falando de burca, uma referência à
ocultação do corpo no islamismo e, no cristianismo por conta da repressão
empreendida por Bento XVI
Idéia verá a todos
Mas ninguém verá o rosto de Idéia
Idéia atravessará o pórtico da Igreja
Talvez se agache para descansar um pouco feito pássaro chegado de
viagem=migração
Olhar-se no chão
Entrará na Igreja da Candelária para assistir à missa, claro, se houver
Caso haja tempo disponível, poderá ficar por ali, talvez assistirá a alguma
ação=apresentação=intervenção do Açúcar Invertido ou de transeuntes
Uma segunda versão para a obra "Idéia de burca cristã": está versão será
executada caso haja dificuldade de locomoção do Aeroporto Santos Dumont para
a Igreja da Candelária
Neste caso, "Idéia de burca cristã" será apresentada li mesmo, no interior
do Aeroporto Santos Dumont. Ao final da performance, retornará para Goiânia.
Não interessa o resultado mas o fato de estar fazendo um exercício
narrativo=pictórico=sensorial=transportador=transcendente, uma
experiência=exercício no campo da arte=deiscência. Quero
saber=vivenciar=experimentar como é este lance de se sair de goiânia numa
manhã de sábado para o Rio de Janeiro, apresentar uma obra e voltar sem ter
mostrado o rosto, sem ter dirigido uma palavra sequer a quem quer que seja,
a não ser a distribuição de um texto=e-mail às pessoas que encontra pelo
caminho.
......................UM MOMENTO........ VOU VERIFICAR, NA NET, O HORÁRIO
DAS MISSAS NA IGREJA DA CANDELÁRIA.........
"Igreja Nossa Senhora da Candelária
Localizada no centro financeiro da cidade, numa área rica em espaços
culturais, a Igreja da Candelária impressiona por sua imponência. Construída
no século XVIII, tem planta em cruz latina, revestimento interior em
mármore, fachada em cantaria, portas trabalhadas em bronze e toda a sua
história pintada nos murais no interior. É uma das mais belas igrejas de
toda a cidade do Rio de Janeiro. Fica na Praça Pio X, bairro Centro.
Funciona diariamente: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, aos
sábados, das 9h às 12h e aos domingos, das 9hàs 13h. Informações: +55 (21)
2233-2324."
Extraído do site: www.inmetro.gov.br


Grato,

José Carlos Lima

Goiânia - Rio Meia Ponte

Isto é uma experiência no campo da arte. Incorporo=olho=sou o=a personagem
Idéia. Este e-mail foi remetido para Edson Barrus com cópia oculta para
você. Como surgiu o personagem Idéia? Durante uma consulta com um terapêuta,
ele me apontou que minhas idéias nunca se tornam realidade, ou seja, em mim
nada se concretiza=olha=é. Por isso quis vivenciar isto, este lance de ser
inconcreto.
Você tem duas opções
( ) continuar acompanhando o personagem Idéia
( ) cancelar
Este e-mail está sendo remetido ao artista Edson Barrus com cópia oculta
para você
Para não receber o próximo e-mail responda com cancelar
Para receber através de outro e-mail, informe o novo e-mail
Legenda e dados acerca da cosmogonia de Idéia:
I.N.R.I: Instruções da Nova Realidade de Idéia
= : sinal ortográfico de igualdade, que faz da gramática de Idéia
# : sinal ortográfico de diferença, que faz parte da gramática de Idéia
Calendário de Idéia: o ano começa no dia 7 de janeiro. Cada mês tem 73 dias,
sendo 70 dias úteis e três dias parados=feriados
Política: cada rio com suas cidades-estados é uma realidade, isto que,
aqui=atualmente, chamam de estado=província

_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse online com seus amigos .
http://messenger.msn.com.br

Nenhum comentário: